terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sim, nós podemos!

Estou assistindo, ao vivo, a posse de Barack Obama como presidente dos EUA. Ainda me belisco para ter certeza de que não estou sonhando.

Devo confessar que nunca gostei muito dos EUA. Tirando algumas cidades e aspectos culturais específicos, não gosto do extremo materialismo da sociedade americana e dos seus valores, de forma geral. E passei a desgostar ainda mais depois de uma viagem que fiz a Chicago, há alguns anos. O racismo que pude constatar com meus próprios olhos me deixou extremamente chocada - mais ostensivo que no Brasil, e tão odioso quanto.

Hoje um homem saído desta mesma cidade assume o poder nesse país tão poderoso. Hoje talvez eu volte a acreditar que mudanças para melhor são possíveis nesse mundo tão deteriorado, tão violento, tão frágil.

Espero, sinceramente, que seu governo não acabe com as nossas ilusões. Tomara, Obama, que a gente possa mais que apenas assumir a presidência, que a gente possa mudar o mundo, de verdade.

Good luck!

Nenhum comentário: