sábado, 31 de outubro de 2009

A loira da Uniban e a covardia dos bandos


Nesta semana, fiquei chocada com a notícia sobre a garota humilhada na Uniban por colegas que acharam sua roupa indecente para ir à faculdade. Pelo estado em que os estudantes estavam no vídeo que assisti, imaginei que a moça tivesse ido quase nua às aulas. Mesmo ssim, não deveria ter sido tratada como foi.

Mas depois que vi uma foto dela usando o tal vestido curto, fiquei mais pasma ainda. Era um vestido de balada. Curto, sim, inadequado para assistir aulas. Ela ia a uma festa com o namorado após a aula, por isso já foi vestida para a ocasião - o que é bem compreensível. Não usava nada parecido com o vestuário típico de prostitutas, como os colegas alegaram - e a quem a compararam. E, de novo, mesmo assim, ninguém tem nada a ver com isso. Pessoas equilibradas não saem por aí xingando ou ameaçando prostitutas só porque não gostam do modo como se vestem ou da vida que levam.

O que levou então aqueles estudantes todos a se comportar daquela forma absurda, xingando a moça e incentivando que fosse estuprada? Só me ocorrem duas coisas. Uma, inveja. Sim, a moça se acha bonita, gosta de se vestir de forma exuberante, mostrando que tem boa auto-estima. Provavelmente as mocinhas que começaram a persegui-la e detonaram a reação dos demais estudantes não sejam tão confiantes como ela e se sentiram ameaçadas ou afrontadas por sua segurança. A própria moça ficou espantada por ver meninas com quem pega ônibus todos os dias mostrarem tanta raiva sem qualquer motivo lógico. Mas não seria mais lógico e civilizado apenas não estabelecer contato ou amizade com a moça se não se aprova o modo como ela se veste ou se comporta?

E os demais, inclusive os meninos? Foram tomados pelo espírito do bando. Esse é o segundo motivo para o tumulto. Gente que não tem coragem de tomar atitudes como essa olhando olho no olho se aproveita da proteção do bando para fazer coisas que, em condições normais ou individualmente, não faria. É o que fazem as torcidas de futebol, por exemplo. Na minha opinião, coisa de gente fraca e covarde, incapaz de sustentar sua posição frente a qualquer pressão ou que aproveita o fato de estar em bando para liberar seus piores instintos certo da impunidade ou da proteção que o grupo lhe confere.

O pior foi ver os comentários postados nas notícias. Tem gente que defende a humilhação pública porque ela tem um perfil provocativo no orkut. Ora, mesmo se ela fosse uma prostituta ou garota de programa, deveria ser proibida de frequentar a faculdade? Será que vai haver o mesmo tumulto se aparecer um homossexual na mesma universidade? Cuidado, Uniban, esse pode ser o próximo caso a transformar a instituição em notícia. Com o nível de preconceito e conservadorismo dessa moçada, não é difícil que aconteça.

Mais uma vez, uma pessoa que ousou ser diferente da massa foi crucificada. Infelizmente, não será a última. Os medíocres, aqueles que só sabem seguir as convenções sem refletir sobre elas, e que preferem não ver ou conviver com o diferente para não ver abaladas suas próprias convicções, vão continuar julgando e atirando pedras naqueles que escolhem, conscientemente, a vida que querem viver.

__________________________________________________

O psicanalista Contardo Calligaris encontrou ainda um terceiro motivo para a atitude dos covardes em bando da Uniban. Recomendo a leitura do artigo A Turba da Uniban, publicado na Folha de S.Paulo do dia 05/11.

5 comentários:

Monica disse...

Hola Carmencita. Concordo com sua analise em relação a atitude "da massa", mas que é um saco aguentar aqui fora esse esteriótipo de mulher brasileira, é. Melhor é que ao menos essa coisa pesada de mulher objeto que é sustentado por grande parte das mulheres brasileiras está bastante distante daqui, ou melhor, se tem consciencia disso. Talvez por isso justamente que a nudez seja tão bem aceita, porque não tem essa conotação sexual que tem aí. Inclusive qquer cidadão pode andar nu pela rua pois não é ilegal e melhor ainda, ninguém liga a mínima. Mas chamar de auto-estima essa coisa de querer ser gostosa, por favor!!! Claro que nada justifica a reação absurda...Mas ela já está colhendo os "frutos vantajosos", entrevistas, provavelmente será convidada pra sair na playboy, dará entrevistas, se tornará cada vez mais conhecida e futuramente terá um programa de televisão! Pois é assim que funciona a culturae e a mídia brasileira né? Bjão

Carmen Nascimento disse...

Concordo com vc. Mas quem deu fama à menina foi justamente o bando de alunos descontrolados. Se eles tivessem ficado na deles, ignorando a moça, ela continuaria sendo mais uma moça vulgar anônima, como milhares de outras como ela que existem por aqui, você bem sabe. E, embora nós não concordemos com esse tipo de comportamento, tem mulher que se sente bem sendo a gostosa, sim. O que eu acho que é diferente na Europa é que cada um fica na sua no que diz respeito ao que é particular de cada um, como a aparência. Aqui no Brasil, existe a mania nacional de tomar conta da vida alheia e julgar as pessoas pela aparência. O que, na minha opinião, é falta sim de auto-estima e de segurança em relação à própria vida. Quem está bem não aponta dedo para o outro. Bjs

Annick Melo (: disse...

Poxa :~
Mais ela foi safada, de toda forma!

Carmen Nascimento disse...

Ela pode ter sido safada, Annick, mas meu ponto aqui é a reação covarde e desproporcional. Por que não foram até a diretoria da escola pedir uma advertência? Ela teria aprendido a lição e não teria virado uma mártir. Mas é nossa sociedade que valoriza mulheres assim. Alguém fez o mesmo com a Carla Perez ou as funkeiras, que ficam rebolando por aí? Não, todo mundo quer ser como elas. Hipocrisia, náo é mesmo?

Monica disse...

Concordo novamente com vc de que aqui cada um cuida da sua própria vida e o mais interessante é que aparencia não tem valor. Vc pode encontrar paramédico con dreadlocks, vendendor punk, policial cheio de tatuagem, topless é normal, andar nu ninguém liga (e tampoco é proibido). Agora, as figuras que andam no estilo gostosa chamam a atenção, mas cá entre nós, atenção daquele tipo de homem do mesmo nipe. Agora a uniban heim, vou te contar, mais baixo nível ainda... Bjks