segunda-feira, 10 de julho de 2006

Questão de liderança

Muito se falou a respeito da desmotivação dos jogadores da seleção brasileira. No entanto, a questão principal, além da falta de humildade, foi a falta de um verdadeiro líder. Aliás, um bom líder poderia ter colocado nossa seleção, senão no caminho da vitória, pelo menos em condição de sair com dignidade da Copa.

Esse papel não foi exercido nem pelo técnico – figura importantíssima – nem pelo capitão da equipe. Que falta de visão. Sem alguém que puxe a equipe, que motive, que coloque cada um em seu lugar, que dê bronca quando necessário, que elogie sempre que for o caso, a equipe não se desenvolve. Isso nos gramados e em qualquer lugar.

Mas pouca gente dá a importância devida ao papel do líder. Os tolos acham que cada um tem que fazer a sua parte, e só. Nada disso. A vitória (ou a derrota digna) depende dos líderes. Uma equipe mediana pode dar certo se tiver um comandante que saiba tirar o melhor de cada um, que saiba motivar e estimular os liderados a darem o melhor de si. Já talentos mal administrados podem sair como derrotados sem alguém que os conduza com consciência rumo a um objetivo comum. Nossa seleção que o diga!

Nenhum comentário: