domingo, 23 de julho de 2006

À vontade no mundo

Minha amada amiga The tem uma frase para definir um tipo de pessoa que acho sensacional: gente que está à vontade no mundo. E o que significa isso, exatamente?

Uma pessoa à vontade no mundo segue seu caminho de acordo com suas próprias convicções. Não dá importância demais à opinião alheia, é natural nos seus relacionamentos com os outros e com a vida, não fica procurando problemas onde não há, resolve os que aparecem de fato, expressa suas opiniões livremente, faz o que acha correto, não o que se espera dela, não segue modismos nem receitas de comportamento. Assume as responsabilidades por suas escolhas. Vive simplesmente o que tem de viver, de peito aberto. Por isso, rompe barreiras, enxerga além do que a maioria, promove mudanças ao seu redor.

Claro, também existe o outro lado da moeda. Como é diferente, é objeto de admiração e inveja. Admiração por parte de quem consegue entender a maravilha que é viver com liberdade, inveja por parte de quem não consegue se libertar das suas próprias amarras e prefere culpar o outro por sua mediocridade. Por isso, a pessoa que está à vontade no mundo não raro é alvo de ataques pelo simples fato de ser o que é.

Que bom seria se todos pudessem se sentir assim, à vontade no mundo. Que bom se todos assumissem a responsabilidade pela sua própria vida e fossem livres, sem se preocupar com o que o outro faz ou deixa de fazer. Com certeza, a vida seria mais simples. Menos tempo se perderia com bobagens, infantilidades e irrelevâncias e mais tempo se teria para cuidar das coisas que realmente importam.

Nenhum comentário: