terça-feira, 25 de julho de 2006

Vivendo o presente

"Viva o presente". Não existe frase mais batida que essa, porém quanta dificuldade em colocá-la em prática. Quanto tempo perdemos sofrendo com coisas que aconteceram no passado ou com o que pode acontecer no futuro, e deixamos o presente escapar por entre nossos dedos.

Não podemos modificar o passado. O que passou, passou. No máximo, podemos refletir sobre ele e tentar, agora, viver de forma melhor, mais produtiva. O futuro não existe. Está apenas dentro da nossa imaginação. Claro, podemos e devemos fazer planos, mas não ficar escravos dele. Não viver histórias e fantasias que não aconteceram (e, que, na maioria das vezes, não vão mesmo se realizar). Não viver de acordo com o que achamos que o outro vai fazer, com o que pode acontecer.

A vida acontece hoje, agora, no presente, e é disso que não podemos nos descuidar. Porque, enquanto ficamos preocupados com o passado ou com o futuro, o tempo vai passando, implacável. E deixamos de aproveitar as belezas e as coisas boas que se apresentam diante dos nossos olhos todos os dias. Deixamos de tratar as pessoas com consideração, com o cuidado que elas merecem. E o que passa não tem mais volta.

Tudo o que escrevi aqui é um amontoado de obviedades? Sim, com certeza é. Porém, as coisas mais óbvias e banais parecem ser as mais difíceis de entender e praticar. Por isso tanta procura por livros de auto-ajuda. Mas isso já é tema para um outro texto. Quem sabe...

Nenhum comentário: